Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Agricultura e Fome


Agricultura e Fome

Se antigamente a humanidade convivia com uma produção de alimentos muito baixa e em períodos de catástrofes naturais muitos morriam em decorrência da falta de comida, atualmente estamos confrontados com uma situação totalmente diferente: a superprodução. A produção é demasiada; alimentos são desperdiçados durante o transporte e estragam nos armazéns; prêmios para paralisar a produção foram introduzidos em propriedades rurais dos países industrializados e grandes quantidades de alimentos são intencionalmente eliminadas para evitar a queda de preços. Mas, apesar disso, ao mesmo tempo cerca de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo. Existem alimentos suficientes para prover em torno de 2 kg de comida diária por pessoa, dos quais 1,1 Kg de cereais, 450 g de carne, leite e ovos e mais 450 g de frutas e verduras.
            Por que temos essa distribuição tão desuniforme de alimentos? Por causa do dinheiro. Dinheiro não quer dizer riquezas, pois muitos dos países mais “ricos” do mundo não são capazes nem de produzir alimento para garantir a sobrevivência da sua população, já acabaram com suas riquezas naturais há séculos e agora dependem de países mais pobres que lhe produzam esse alimento.  
Curiosidade: Comer carne aumenta a fome no mundo
Se conservássemos a produção de cereais e a distribuíssemos às pessoas pobres e subnutridas, em vez de dá-la ao gado, poderíamos facilmente alimentar quase toda a população subnutrida do mundo. Se o consumo de carne em todo o mundo fosse reduzido à metade, haveria alimento para todos, um nutricionista de Harvard, Jean Mayer, calcula que, reduzindo-se em 10% a produção de carne, se produziria cereal suficiente para alimentar 60 milhões de pessoas. A verdade trágica e alarmante é que entre 80 e 90% de todos os cereais dos EUA são usados para alimentar animais de corte.                                                                                                                 
Assista ao vídeo e reflita: http://www.youtube.com/watch?v=oNyw8QCCeDw
Moringa o alimento do futuro. Acesse e saiba mais:
http://www.moringa.org/site/index.php?view=article&catid=36%3Amoringa-oleifera&id=45%3Amoringa-uma-verdadeira-bencao-da-natureza&option=com_content&Itemid=54





Bibliografia:

Alunos: Ana, Livia, Jeanyne e Carla. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário