Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sistemas Agrários

Os Sistemas Agrários



Os principais sistemas agrícolas mundiais são agricultura: itinerante, plantation, agricultura de jardinagem e agricultura moderna.
Os sistemas agrícolas possuem três fatores em comum: O Capital: Fator que define se o sistema agrícola é atrasado ou moderno, intensivo ou extensivo. A Terra: Local de fixação das sementes. Define o tamanho das propriedades e o trabalho: Utiliza grande ou pequena mão-de-obra, qualificada ou desqualificada.


Agricultura Itinerante

Praticada por famílias pobres que não possuem capital para melhorar sua produção. Utiliza técnicas arcaicas, como o uso de enxada ou queimada em pequenas e médias propriedades, ou em parte de latifúndios, acaba desgastando o solo e muda-se para outra área. O ciclo se repete, ao se desmatar e queimar essa nova área. O nome itinerante deriva dessa constante mudança. 

Agricultura de Jardinagem
É praticada na Ásia, principalmente no Japão, na Indonésia e na Tailândia. O arroz é cultivado em planícies inundáveis e até em áreas montanhosas onde são construídos terraços. As principais características da Jardinagem são: escassez de espaço para o plantio, utilização de numerosa mão-de–obra manual, pequena propriedade agrícola, elevada produtividade, uso de adubos e irrigação. 




Agricultura Moderna 

Caracteriza-se pelo uso de sementes selecionadas, pequenas mão-de-obra, uso intensivo de máquinas, técnicas modernas e caráter empresarial. Grandes propriedades, mão-de-obra familiar e alta mecanização caracterizam os cinturões agrícolas norte-americanos - um sistema controlado pelo agro negócio. 


  
Plantation 

As características atuais da Plantation compreendem o latifúndio, a monocultura e mão–de-obra barata e desqualificada, com o objetivo de exportação. A Plantation ocupa áreas do Brasil, Colômbia, América Central continental e insular, África e Ásia.
 






Bibliografia: 
Livro Didático Geografia Geral do Brasil (Lúcia Marina e Tércio). Editora Ática (Páginas 430,431 e 432)

 Alunos: José Henrique, Elizandra e Darath

12 comentários:

  1. Nossa,muito bom.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. mioto bom, viu, párabens...vs brilharam.ootmo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eita aulas de português hein fugiu

      Excluir
    2. Os erros não se devem ao português ineficiente, mas, sim à inabilidade na digitação.

      Excluir
    3. ooi bandos de lerdos, vão se fuder

      Excluir
    4. VÃO TUDO SE FUDER

      Excluir
    5. cabecinha de guidão

      Excluir
  3. mas o que o sistema agrario porque ai so tem os tipos de sistemas

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal, eu li o texto de vocês, é importante que façam uma correção no referido, isso porque o título de vocês propõe informações sobre sistemas agrários e no primeiro parágrafo já muda para sistemas agrícolas, o que leva o leitos a pensar que são uma mesma coisa, eles não termos que se referem a assuntos não muito longe um do outro, porém diferentes ao nível de abordagem do tema "agrário". Espero estar ajudando vocês, Saibam que o mais importante vocês já fazem, que é a iniciativa de compartilhar conhecimento.
    Podem achar informações em um livro que está no google acadêmico "A HISTÓRIA AS AGRICULTURAS NO MUNDO".

    ResponderExcluir
  5. topado a parada doidão maconha

    ResponderExcluir